Estácio Fonseca, s/n - Alter do Chão, Santarém - PA

EnglishPortugueseSpanish
pt
enptes

OS ENCANTOS DA AMAZÔNIA

Conheça um pouco mais deste paraíso aqui em nosso blog.

5 dicas valiosas para sua viagem em Alter do Chão

Entre no clima e esteja pronto para viver essa experiência única.
Alter do Chão - Dicas

Ao escolher esse destino, é preciso entrar no clima e estar pronto para viver essa experiência sem igual. Alguns fatores nessa região colaboram e muito para nossa organização, sendo quase tudo muito previsível, ex: temperaturas, gastronomia, comunidades locais, cultura, etc..
Para que sua viagem seja ainda mais tranquila, separamos aqui algumas dicas para você curtir esse paraíso cinematográfico.


DICA 1 – Temporada

Essa região é marcada por ter apenas duas estações do ano. Verão e Inverno. Ambas bem definidas e com pouca diferença de temperatura entre si – Saiba mais: Qual a melhor época para conhecer Alter do Chão.

O inverno amazônico acontece entre os meses de Fevereiro até Julho e é caracterizado por muita chuva. Esse período de chuva (chamado também de época da cheia) faz com que o nível dos rios suba muito, mudando completamente a paisagem do lugar, tornando-a quase mística. Nesta época, por exemplo, a Ilha do Amor fica submersa, sendo possível ver apenas o topo das árvores que ficam acima do nível do rio, com seus troncos e raízes debaixo d’água.

Já o verão amazônico acontece entre os meses de Agosto e Dezembro, abrindo espaço para as areias branquinhas que compõe as praias e os bancos de areia muito apreciados pelos turistas. É a época que mais recebe turistas do Sul e Sudeste do Brasil e também do exterior, apesar de ser ainda um destino pouco conhecido.

Temporada


DICA 2 – ROUPAS LEVES

Alter do chão é um destino que prioriza a natureza. Apesar da infraestrutura da Vila, o cenário amazônico é o protagonista, portanto, é preciso estar à vontade para essa experiência. Saltos e roupas pesadas não são bem vindos. A temperatura é quente e os passeios são todos feitos a pé, ou de lancha. Priorize as peças que sequem rápido e sejam fáceis de carregar, além de chinelos e sandálias rasteiras. Planeje uma mala pequena, simples, e com roupas práticas, assim você terá mais conforto e mobilidade.


DICA 3 – MOSQUITOS E COMPANHIA

Repelente não pode faltar. O som da natureza é muito gostoso de ouvir, mas é bom preparar nossa pele para essas visitinhas chatas. Os momentos ao ar livre poderão ser atrapalhados pela presença dos mosquitos, então repelente nunca é demais. Fora isso, é preciso considerar que é uma região cercada pela floresta amazônica, então esteja preparado para conhecer de perto alguns animais como macaco guariba, iguanas, pássaros, boto, arraias, jacarés. Alguns não tão de perto assim, mas os animas são elementos essenciais da vida e do existir da floresta.

Ah, nas acomodações da Villa Arumã Pousada você conta mosquiteiro em todas as camas.


DICA 4 – DINHEIRO NO BOLSO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM

Como dissemos, a Vila tem uma ótima infraestrutura e a maioria dos locais aceita cartões para pagamento, mas esteja preparado. São muitos comércios locais pequenos, artesanatos que encantam, e alguns só aceitam dinheiro. As cabanas de praia, assim como os passeios turísticos e guias também só aceitam dinheiro em espécie, então tenha sempre em mãos algumas notinhas para conseguir usufruir de tudo que puder.


DICA 5 – SE ABRIR PARA NOVAS AMIZADES

Turistar em Alter do Chão é muito mais interessante de lancha. Mas, é preciso estar disposto há gastar um pouco mais, pois esse transporte custa em média R$60,00 por pessoa, e isso pode deixar sua viagem um pouco mais salgada. Então, assim como você, as pessoas que escolheram esse destino, estão na mesma energia e disposição em desbravar esse paraíso incomum. Fazer alguns amigos pode te ajudar a curtir os passeios de lancha de um jeito mais animado, divertido, e por que não, gastando menos. Os guias costumam fechar pacotes por número de pessoas, ou seja, quanto mais pessoas, mais barato. Então abra seu coração e aproveite!

outras matérias